SOBRE O SIGNO LUNAR

  • Casa
  • SOBRE O SIGNO LUNAR

SIGNO LUNAR

Por Alexander Kolesnikov

  • A maioria das pessoas sabe apenas uma coisa sobre astrologia: elas têm um “signo”. Na verdade, “signo” é apenas um termo de marketing introduzido por jornais e revistas, não existe na astrologia real. A característica astrológica erroneamente chamada de “signo estelar” é na verdade o Signo Solar, ou seja, o Signo do Zodíaco em que o Sol estava situado no momento do nascimento de uma pessoa.

Qual é o Signo Solar

  • No momento em que você nasceu, o Sol estava em algum lugar no céu. Poderia estar abaixo do horizonte se você tivesse nascido à noite, mas ainda assim estava em algum lugar, em relação à Terra e ao céu estrelado. Mas onde exatamente?
  • Os astrólogos medem o movimento das luzes e dos planetas contra o céu estrelado, para descobrir onde eles estão localizados em um determinado momento e, para facilitar essa tarefa, colocam uma régua imaginária ao longo do caminho do Sol através das estrelas. Esse governante é o zodíaco e consiste em doze seções, os signos do zodíaco. Todo o zodíaco é um círculo e por isso tem 360º. Existem doze signos no zodíaco, e cada signo possui 30º desse círculo zodiacal. Se um astrólogo quiser especificar onde o Sol (ou mesmo qualquer outro corpo celeste) estava situado em um momento específico, ele usará o zodíaco como regente e dirá: o Sol estava no 11º grau de Áries, ou o Sol estava no 28º grau de Sagitário. Ou, para manter as coisas o mais simples possível, pode-se mencionar apenas a seção do regente: Sol em Áries, Sol em Touro, Sol em Gêmeos e assim por diante.

Você não é o seu “signo”!

  • Uma coisa importante a entender é que você não deve se associar totalmente ao seu “signo” (na verdade é o seu signo solar, ok?), como dizer: eu sou Áries ou sou Libra. O Signo Solar é apenas uma de suas características astrológicas, embora seja uma das mais importantes. Então a maneira correta de dizer é: meu Sol está em Libra, ou meu Sol está em Áries – deixando espaço para outra coisa. Em breve você verá por que isso é importante.

Como acima é abaixo

  • De acordo com este antigo ditado, tudo o que estava em destaque no céu no momento do nascimento também o será na vida do recém-nascido. Dois objetos estão sempre muito proeminentes no céu: as luminárias, o Sol e a Lua. A presença do Sol é sempre evidente durante o dia enquanto a Lua domina a noite, e como não há dia sem noite, todos conhecemos bem o Sol e a Lua.
  • Na Astrologia Ocidental, o Sol é considerado o fator mais importante no mapa natal de uma pessoa, mas na Astrologia Indiana (Jyotish), com a sua rica tradição ininterrupta, é a Lua o fator mais importante.
  • Então, se você realmente quer saber um pouco de astrologia sobre você, você tem que entender que além do seu Signo Solar (você ainda o chama de “signo estelar”?), você também tem seu Signo Lunar, e esses dois são igualmente importantes.
  • A Lua se move pelo céu estrelado da mesma maneira que o Sol, mas muito mais rápido, completando o círculo em aproximadamente 27 dias. Da mesma forma que acontece com o Sol, a posição da Lua entre as estrelas em qualquer momento específico pode ser medida nos signos do zodíaco, e no momento em que você nasceu a Lua estava em algum lugar em um dos doze signos.

Qual é o meu Signo Lunar?

  • O signo do zodíaco onde a Lua estava no momento do seu nascimento é o seu Signo Lunar. É importante compreender que na maioria dos casos o Signo Solar e o Signo Lunar são diferentes. Se você tem Áries, por exemplo, como seu Signo Solar, seu Signo Lunar pode ser Libra, ou Sagitário, ou Gêmeos, ou mesmo qualquer um dos 12 signos, incluindo, é claro, Áries também.

Qual é a diferença entre o signo solar e o signo lunar

  • A personalidade de cada pessoa tem dois lados: o lado Yang e o lado Yin, o lado consciente e o lado inconsciente, o lado ativo e o lado passivo, o lado diurno e o lado noturno.
  • O Sol está associado na astrologia à consciência, e é por isso que lhe é dada tanta importância, especialmente no Ocidente. Acreditamos que controlamos a nossa vida conscientemente; que tudo o que temos em mente é a coisa mais importante do mundo.
  • O Signo Solar descreve, portanto, muito bem o lado consciente e diurno da pessoa, como ela se posiciona no mundo, o que ela deseja alcançar e de que maneira particular prefere conquistar o mundo.
  • Por outro lado, a Lua está associada na astrologia ao lado subconsciente e intuitivo da personalidade. A Lua é responsável pelas nossas emoções, instintos, memória e praticamente tudo o mais que acontece automaticamente, sem controle consciente. Todos esses aspectos da vida da pessoa são descritos pelo Signo Lunar.

Consciência X Subconsciente

  • Agora, vamos pensar que parte da nossa vida diária é controlada pela nossa consciência. Digamos que você acordou de manhã e está caminhando até a cozinha para tomar seu café. Você provavelmente não tem muita coisa em mente, talvez alguns pensamentos vagos sobre o dia seguinte, ou talvez uma disputa interna sobre se deve tomar um café da manhã completo ou apenas cereais seja suficiente.
  • Ao mesmo tempo, seu corpo está muito ocupado. Grupos complexos de músculos contraem-se e relaxam num ritmo preciso para que você possa caminhar. Seu estômago, antecipando o café da manhã, já está ocupado preparando uma mistura complexa de produtos químicos, que irão digerir qualquer alimento que você possa ingerir. E há muitos outros processos extremamente complexos em todo o corpo: verificar vários níveis importantes e tomar medidas se algo estiver fora do normal, proteger-se contra infecções, curar quaisquer problemas que possa ter, encher os pulmões com ar fresco, e assim por diante.
  • Todas essas inúmeras atividades complexas estão acontecendo automaticamente, sua consciência não tem ideia sobre elas. Na verdade, se você tentasse controlar seu corpo conscientemente, entraria em colapso imediatamente: a consciência humana é muito fraca e indefesa contra a complexa maquinaria do corpo humano. Somente o subconsciente, associado à Lua, é poderoso o suficiente para cuidar de tal complexidade.
  • Portanto, o seu Signo Lunar pode ajudá-lo a entender como funciona o seu corpo, o que ele precisa, como cuidar dele adequadamente, quais são seus potenciais pontos fracos e quais agentes naturais de cura serão mais adequados para o seu tipo de corpo. Algumas partes do corpo estão fortemente associadas à Lua, como o estômago ou os seios e o útero das mulheres.
Caixa de comentários do Facebook
Procurar
×
X