O Zodíaco

Os signos do zodíaco surgiram na Babilônia, por volta do século V a.C. O zodíaco é representado por uma circunferência no céu, onde os planetas estão situados registrando, assim, a data de nascimento de uma pessoa, na verdade, o nascimento de todos os seres vivos. A circunferência é dividida em 12 partes, e cada parte possui um ângulo de 30º onde estão situados os Signos de Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes. Cada signo possui suas características próprias, e cada um dos signos é regido por um planeta: Sol, Marte, Júpiter, Saturno, Lua, Mercúrio, Vênus.

O nosso planeta também é dividido em 12 partes seguindo as configurações dos ângulos formados de 30º, de maneira que as 24 horas do dia estão divididas por 12 casas e cada casa ocupa um signo zodiacal (30º x 12 = 360º). O ascendente percorre os 12 signos, e a cada 2 horas sobe um signo ascendente numa determinada latitude e longitude.

A posição e os aspectos dos astros no céu, quando formam configurações criando aspectos positivos e harmoniosos nos fornecem excelentes indicações que nos direcionam para o caminho de nossas realizações pessoais, enquanto os maus aspectos nos estabelecem obstáculos limitantes para as realizações de qualquer tipo de projeto ou investimentos. Entre outros, eu considero como principais aspectos para os estudos práticos da magia, os que correspondem a ângulos de formação que vão de 30 a 180º. São eles: Conjunção 0º, Sextil 60º, e Trígono 120º.

ASPECTOS
De acordo com a fase do relacionamento entre os planetas, os aspectos podem indicar:
Conjunção: novo ciclo, nascimento, semente.
Sextil: adolescência, a semente começa a crescer, oportunidade.
Quadratura: crise de orientação, é preciso agir para crescer, decisão crucial e concreta.
Trígono: resolução harmoniosa, produtividade e expansão.
Oposição: adulto, preenchimento, realização ou separação e desintegração.

CLASSIFICAÇÕES DE CASAS

  • Casas cardeais ou angulares: 1 – 4 – 7 – 10
    Casas fixas ou sucedentes: 2 – 5 – 8 – 11
    Casas mutáveis ou cadentes: 3 – 6 – 9 – 12
  • As casas cardeais são as mais importantes. Aí tomam-se atitudes, iniciam-se situações, age-se, cria-se. Referem-se a assuntos que necessitam da atenção primordial e muitas vezes imediata. São casas ativas, portanto e sua conotação é individual porque colocam em movimento as principais áreas da experiência humana: o eu, a família, o outro, a sociedade.
  • Qualquer planeta aí é um fator de motivação, gerador de energia. Quanto mais perto da cúspide, mais forte. (Cúspide é a linha que divida uma casa da outra. Também pode haver cúspide de signo, que é quando termina um signo e começa outro. Para facilitar, quando falarmos de cúspide estaremos sempre nos referindo às casas).
  • Casas de fogo: 1 – 5 – 9
    Casas de terra: 2 – 6 – 10
    Casas de ar: 3 – 7 – 11
    Casas de água: 4 – 8 – 12
  • As casas de fogo também chamadas vitais ou individuais porque correspondem à trindade da vida:
  • 1 – corpo, 5 – alma, 9 – mente e espírito.
  • Essas casas encorajam o bem-estar da pessoa, fazendo-a brilhar mais, por estarem relacionadas com o fogo. Também podem ligar-se ao espírito. Pessoas com muitos planetas aí são entusiastas e audaciosas.
  • As casas de terra, também chamadas possessivas ou temporais porque correspondem ao estado temporal das coisas ou bens materiais:
  • 2 – posses, 6 – comodidades advindas do trabalho, 10 – posição social.
    Essas casas, portanto, levam em consideração as coisas úteis da vida, aquilo que pode ser aplicado e dar um resultado concreto ou conveniente. Pessoas com muitos planetas aí são ambiciosas ou práticas, com capacidade de sobrevivência.
  • As casas de ar, também chamadas associativas ou relativas, porque influem nas relações humanas:
  • 3 – parentes, 7 – companheiro, 11 – amigos.
    Essas casas estimulam os interesses sociais e intelectuais, muitos planetas aí mostram pessoas que gostam de se relacionar e comunicar, com oportunidades de conhecer muita gente.
  • As casas de água também chamadas de psíquicas ou terminais, uma vez que correspondem a reações psicológicas ou de final de situações são:
  • 4 – velhice, 8 – morte, 12 – confinamento.
  • São casas sensíveis e vulneráveis, com forte influência emocional, podendo ser aprofundadas até a alma. Muitos planetas aí revelam pessoas perceptivas, com reações instintivas, atitudes profundas ou instáveis emocionalmente, podendo explodir.
Caixa de comentários do Facebook
Procurar
×
X